os preparadores de pele

menu

os preparadores de pele

Numa rotina de beleza objetiva e reduzida ao estritamente essencial, os produtos que hoje vos trago não fariam falta nenhuma. No entanto, nunca gostei de ser minimalista em nada e por isso, mesmo que em termos de eficácia as essências, emulsões, loções e produtos afins possam não ter grande impacto, eu continuo a usá-os de forma diária porque gosto e porque sinto que reforçam a hidratação da pele.

Este tipo de produtos figuram sobretudo nas rotinas coreanas que tiram partido da sobreposição de várias texturas em prol de uma pele luminosa, a chamada glass skin. Já vi várias definições sobre loções, tónicos, séruns, e essências e o certo é que não existe um consenso, até porque marcas diferentes também dão usos e definições por vezes contraditórias. Assim, convém ler a indicação de cada produto e o que aqui vos trago advém da minha experiência que organiza a aplicação de texturas pela consistência:

tónico: aplica-se com um algodão logo a seguir à limpeza da pele. Ainda que o seu papel tenha evoluído, pode ser usado para retirar resíduos de sabonete ou leite de limpeza, equilibrar o ph da pele e até funcionar como esfoliante.

essência: é normalmente um pré-sérum, de textura líquida e leve, que supostamente permeabiliza a pele para os produtos de tratamento que se seguem. Atenção que há marcas que propõem uma agregação destes dois passos com os chamados essence toner, híbridos entre tónicos e essências.

loção: para algumas marcas pode ser já uma espécie de hidratante leve, para outras, que é como as entendo, é uma espécie de essência mais concentrada e espessa.

Se eu quisesse ainda complicar mais a coisa, adicionaria a emulsão que pode, nalguns casos, ser similar à loção. Dou o exemplo da primeira marca que conheci que propõe este tipo de rotinas em duplas - a Sensai da Kanebo - e que leva ao extremo as opções que oferece (é só espreitar o site). Na kanebo, a loção é sempre emparelhada com a emulsão, e  intercalada com a essência, sendo que dentro de cada uma delas, existem opções para todos os tipos de pele. Se funciona? Sem dúvida, a pele fica enriquecida, viçosa e com aquela película húmida de cútis fresca e jovem.

Confusão total? Não é para menos e por isso, e para me orientar, aplico sempre pela consistência da textura sendo que as mais escorregadias e aquosas vão primeiro e as mais espessas, vão depois. As essências e loções, ao contrário do tónico, são aplicadas com as mãos num chap-chap vigoroso pelo rosto e com ligeiras pressões. Outro uso que lhes dou é o de humedecer as sheet-masks, quando as quero reutilizar ou fazer máscaras personalizadas.

fresh Black Tea Kombucha Facial Treatment Essence

É uma essência com kombucha que é um chá fermentado, e que diz aumentar a hidratação e luminosidade da pele. Pelos ingredientes, a marca assegura que este líquido mágico tem capacidade antioxidante e de reter a hidratação na pele. Por acaso gostei bastante ainda que haja coisas mais baratas com efeito semelhante. O frasco é em vidro fosco pesado, muito bonito e a fresh marca pontos, a meu ver, mais pelo design do que propriamente pelas formulações, já que nunca fiquei assim apanhadinha por nenhum produto em particular.

svr Hydraliane essence

É uma essência janota, acessível e que usei regularmente para impregnar sheet masks já que assegura sobretudo hidratação à pele. Não contém álcool mas tem perfume do fundo da lista, ainda que seja bem ligeiro. Para quem se quiser iniciar nestas lides das essências, pode ser uma boa opção!

Missha First Time Essence

Esta essência é um best seller da marca ao qual não resisti pela embalagem de edição especial de inspiração animal. Diz ajudar a reparar danos na pele e uniformizar a textura da pele, reter a hidratação e reduzir a pigmentação. Tudo isto é assegurado pelo extracto de levedura fermentada aliado à niacinamida. Gostei muito, ainda que se tenha ido num ápice, pois senti que de facto fez alguma diferença na minha pele em termos de luminosidade. 

Guerlain Abeille Royale Youth Watery Oil

Mesmo tendo perfeita noção que o que pago pelos produtos de cosmética da Guerlain é bastante superior à qualidade que obtenho dos mesmos, o certo é que não lhes consigo resistir. As embalagens são lindas de morrer, e depois as texturas e os aromas fazem o resto na hora de me fazer soltar as "lecas". Esta água enriquecida que a marca vende como um "óleo aquoso da juventude" foi arrumada na categoria das loções, pois apesar de a marca o apresentar como um híbrido entre um sérum, uma loção e um óleo, achei que pelas suas características ela se aproxima mais de uma loção do que qualquer outra coisa. Este produto faz parte da linha de mel e geleia real, toda ela deliciosa e super cheirosa, e gostei sobretudo da textura leve mas rica na pele, deixando aquele rasto viçoso que eu tanto aprecio. Tem que se agitar para elevar as bolinhas que ficam depositadas no fundo do frasco, e que não sei o que são (a marca também não explica, pelo menos no site) mas imagino que seja algum ingrediente encapsulado que se activa na aplicação.

Guerlain Super Aqua Lotion

Mais uma loção da Guerlain que me levou a melhor, porque simplesmente adoro esta linha no que toca a conferir hidratação à pele (adoro igualmente a máscara Super Aqua Mask). Ao contrário da anterior, que tem um rasto algo mais oleoso, este produto dá apenas água à pele. E se dúvidas há sobre o que faz uma loção, este produto não ajuda em nada pois aparece tanto a palavra tónico como loção no nome. Vai daí, uso-o na versão loção, como o chap-chap e gosto muito, mas sem dúvida que produtos com este nível de perfume não são a melhor coisa para peles ultra sensíveis, por isso, fica o alerta para quem quer e consegue evitá-los (eu ando a tentar, mas nem sempre com sucesso, como se vê).

Lotion Organic Flowers da Whamisa

Apesar da textura cremosa, e a mais densa de todas, esta loção fica em nada na pele depois de absorvida. Curiosamente, não tem água na composição e é formulada com manteiga de karité, óleo de semente de avelã e oliva, e aloe vera. É um passo extra na rotina, que adoptei sobretudo à noite e que tem feito as delícias da minha pele!

Uma dica que vos deixo, caso queiram enveredar pelo empilhamento de produtos, é a dar uns minutos à pele entre cada aplicação, para que as texturas vão assentado entre si e conseguirem, no final, uma pele luminosa ao invés de produtos a esfarelar por todos os lados.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile